O Ensino Fundamental é a fase mais longa da vida escolar do estudante. Ele tem duração de nove anos, que são divididos em duas fases: Anos iniciais e anos finais. Essa divisão acontece para garantir um melhor desenvolvimento do aluno.
Isso porque o estudante inicia o ensino fundamental ainda criança, com 6 anos de idade. Quando ele completa essa fase dos estudos, já está com 14 anos.
Ao longo desses anos o estudante passa por mudanças físicas, afetivas, emocionais, cognitivas e sociais importantes. Todas essas novidades precisam ser consideradas e o aprendizado deve seguir a fase da vida em que o estudante se encontra.
Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Nessa fase, os alunos são introduzidos aos conhecimentos sistematizados de forma progressiva e contextualizada. São trabalhadas as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso, além do incentivo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e éticas.
Durante os anos iniciais do ensino fundamental é valorizado o aprendizado lúdico. Isso engloba novos ensinos e a vivência do estudante durante a educação infantil.
Essa articulação no aprendizado ajuda a criança a desenvolver sua relação com o mundo. Bem como, aprimora a leitura e ajuda na elaboração de conclusões e na construção do conhecimento.
Ao longo dessa fase a criança passa por mudanças muito significativas relacionadas ao seu corpo e seu relacionamento com o mundo ao redor. Tudo isso deve ser pensado durante o ensino para que o estudante saiba como lidar com essas mudanças.
Anos Finais (6º ao 9º ano)
Durante os anos finais do ensino fundamental o estudante tem acesso a um conteúdo mais aprofundado e introdução de novas disciplinas. Agora, sem a presença dos elementos lúdicos que eram utilizados na fase inicial.
Aqui, os alunos aprofundam e ampliam seus conhecimentos, consolidando as aprendizagens adquiridas nos anos iniciais. Além das áreas já mencionadas, são introduzidas disciplinas específicas, como Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
O estudante nesta fase precisa desenvolver a capacidade de organização dos conhecimentos e técnicas de estudo. É neste momento que ele começa a ser preparado para as etapas mais avançadas do ensino.
A independência do adolescente é muito importante para que ele consiga sozinho estudar todas as disciplinas que são apresentadas.
Para isso, o Colégio Marisa Ortega utiliza como material didático pedagógico o Sistema de Ensino da Editora Moderna, denominado como “Moderna Compartilha”.