A tecnologia na educação é uma realidade impulsionada pela própria realidade. Trocando em miúdos, a escola precisa, parafraseando o renomado educador Paulo Freire, compreender a realidade do aluno e trazê-la para o processo educacional. Ninguém duvida de que ela é substancialmente digital na atualidade, uma condição irreversível.
Isso significa dizer que trazer essa vivência para a sala de aula é uma forma bastante razoável de engajar os alunos. Através disso, pode-se impulsionar seus desempenhos acadêmicos.
Portanto, se a realidade virtual faz parte das nossas vidas, ela não pode estar ausente do arcabouço pedagógico.
Há muitas soluções tecnológicas disponíveis para se usar em sala de aula. Tudo é uma questão de se definir os objetivos e acolhê-las como estratégias dentro do processo acadêmico.
Buscamos elencar quatro dessas ferramentas inovadoras para exemplificar o potencial delas de alavancar a aprendizagem em sala de aula.
1 – Realidade aumentada
A realidade aumentada é o que se pode chamar de aula com movimento. Essa tecnologia permite sobrepor elementos virtuais ao mundo real.
É um convite à construção de formulações didáticas, integrando esses dois elementos, criando um estímulo visual. Cuja finalidade seja capturar a atenção e produzir sequências que façam sentido para os alunos, facilitando a compreensão e a aprendizagem
2 – Gamificação como tecnologia na educação
A gamificação é um fenômeno oriundo do meio corporativo. Ela se propunha ser um vetor de estímulo à capacidade de pensar, decidir e atuar dentro de situações complexas. Tudo isso, a partir da criação de desafios, prática que ganhou espaço no meio acadêmico a partir das universidades voltadas para a área de negócios.
Nem é preciso dizer o potencial educacional desse recurso tecnológico, tanto no que diz respeito a engajar os alunos, uma vez que eles são parte ativa do processo, quanto no potencial de desenvolver o pensamento complexo e proporcionar uma forma divertida, estimulante e desafiadora de aprender.
3 – Animações, uma forma de vivenciar o conteúdo
Por que será que poucos alunos se interessam por história, ainda que essa disciplina seja essencial para a compreensão de sua realidade presente?
A resposta parece óbvia: se é história, é uma realidade longínqua, distante. As animações, entre muitas outras finalidades, permitem reduzir essa distância, com a reprodução visual dos fatos narrados.
Não é difícil imaginar o quanto essa mesma tecnologia é capaz de apoiar o ensino básico de matemática e de geografia, para ficarmos nas disciplinas mais tradicionais. Já há no mercado, inclusive, animações prontas. Mas, por que não, a própria escola produzir suas animações, voltadas para seus objetivos educacionais?
4 – Uso dos e-books como tecnologia na educação
É sempre um momento delicado para os pais aquela época em que precisam abastecer seus filhos com os insumos determinados pela escola. Sabemos que livros não custam barato.
Os e-books, livros virtuais, devido ao baixo custo de produção, são muito mais baratos. A escola pode, inclusive, produzir os seus próprios livros didáticos e disponibilizar gratuitamente ou a baixíssimo custo para os alunos.
Para os professores de português isso pode ser um verdadeiro bálsamo. Há fartura de obras literárias disponibilizadas em formato de e-book. Além de reduzir os custos para os pais, o e-book permite a realização de leituras e promoção de debates.
Esperamos que o conteúdo tenha sido proveitoso. O Colégio Marisa Ortega reconhece a importância de trazer as inovações tecnológicas para a sala de aula e investe continuamente nessa diretriz.